Pecuarista triplica produção de leite com curso do Senar
A equipe da Família Nação Agro foi conferir de perto o impacto da capacitação na lida dos produtores paulistas
O produtor de leite Onofre Oliveira, de Mogi das Cruzes (SP), triplicou a produção de leite após fazer um curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “Eu carregava um balde de leite. Agora, são três”, conta o pecuarista, animado. Ele diz que a quantidade de queijo fabricado aumentou tanto que a família não dá conta de consumir tudo. “Estou vendendo também”, afirma.
Oliveira é um dos produtores de leite que estão conseguindo driblar os desafios da produção com ajuda dos cursos oferecidos pelo Senar de São Paulo. Mas, segundo o coordenador do Senar Alexandre Gomes, no começo os pecuaristas ficam receosos. “Eles perguntam: ‘será que funciona? Vão querer algo em troca? Vou ter que mudar a forma de manejo?’ Existe muita desconfiança”, diz. Mas, ele garante, isso acaba quando as vacas começam a dar saltos de produtividade.
Antes do curso de pecuária leiteira, Fernando Tomtski precisava buscar capim fora da propriedade para alimentar suas vacas. “Hoje, a gente produz esse alimento dentro da propriedade, o que faz dela sustentável”, conta.
Na fazenda de Tomtski, o pasto foi organizado em 32 piquetes. “A gente tem uma rotação, cada dia entra em um. Depois de fechar, fazemos a adubação nitrogenada”, explica o pecuarista.
A caravana Família Nação Agro é uma parceria entre Canal Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar-SP).
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo