Organização Comunitária: União e Fortalecimento dos produtores rurais
Diante do cenário de combate ao Coronavírus a organização comunitária é mais assertiva, pois é considerado um modelo que exige atitude e criatividade para trabalho em grupo.
Por Tobias Ferraz
O município de Caconde, na divisa do estado de São Paulo com o Sul de Minas Gerais, encravado na Serra da Mantiqueira, é um grande produtor de café de altitude, ou café de montanha como também se diz. O município tem cerca de 3 mil produtores e metade produz café.
Caconde foi o cenário para um projeto piloto do Senar-SP, o Programa de Organização Comunitária, onde os instrutores do Senar trabalham as qualidades dos membro do grupo de alunos e assim reforça o sentido de união. Neste momento de mudanças por causa das medidas de contenção do novo coronavírus, que exige atitude e criatividade, o trabalho em grupo facilita a comercialização da produção e a compra de insumos.
O presidente do Sindicato Rural de Caconde, Ademar Pereira, participou do programa piloto e conta, com justificado orgulho, os resultados obtidos – “O Programa de Organização Comunitária reforçou nossos vínculos. Hoje somos um grupo de 24 produtores de café, criamos uma associação e depois uma cooperativa, participamos de feiras de grande porte em parceria com o Senar, com o Sebrae e Apex Brasil, onde levamos nossos produtos e ampliamos nossos negócios. Hoje, várias cafeterias de grande porte vêm buscar o café do nosso grupo.”
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo