Orgânicos têm custo de produção menor a longo prazo
Com o passar do tempo, o solo onde os orgânicos são plantados se torna mais fertilizante, reduzindo o investimento em adubação e controle de pragas
O custo de produção de orgânicos pode ser menor a longo prazo, quando comparado a produção convencional. Em Avaré, no interior de São Paulo, produtores estão cada vez mais optando pelo orgânico. De acordo com o engenheiro agrônomo, João Rafael Bonini, com o tempo o solo se torna mais fertilizante e reduz o custo de produção.
Como funciona?
Bonini diz que a própria natureza se encarrega de deixar o solo equilibrado. “A gente reduz muito o investimento em adubação e controle de pragas e doenças, isso porque se torna um solo mais vivo e a fertilidade equilibrada.
A terra funciona como o corpo humano. “Se a gente come bem, temos a tendência de não ter doenças, então, para o ataques nas plantas seria a mesma coisa, com um solo nutrido e equilibrado, a tendência de ataque a doença é bem menor”, finalizou.
Feira de orgânicos em Avaré (SP)
A feira de orgânicos em Avaré, interior de São Paulo, é uma das alternativas para escoar alimentos orgânicos dos produtores rurais do município e região. A ideia surgiu através da união dos produtores rurais e a Associação Orgânicos Avaré (AOA).
“É um diferencial para o pequeno produtor, sim, essa união que capacita a gente, faz a gente agregar valor aos nossos produtos, ressaltou Albano, presidente da AOA.
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo