Novembro é época para consumo de vegetais; veja como fazer fritada de almeirão
Neste mês, a dica é o consumo de alface, almeirão, rúcula e outros vegetais com alto teor de vitaminas e sabor
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo informa, mensalmente, os principais alimentos que podem ser encontrados com maior facilidade. Estar em safra, o valor nutricional, maior disponibilidade para comercialização e preço acessível são os principais quesitos avaliados.
Em novembro, a dica é o consumo de alface, almeirão, rúcula e outros vegetais com alto teor de vitaminas e sabor. Abaixo, você pode saber mais sobre eles, com informações elaboradas pela equipe de nutricionistas da Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios):
Alface
É cultivada no mundo inteiro e apresenta diversas variedades de folhas, cores, formas e texturas. É uma das verduras mais consumidas devido à suavidade no sabor. Entre as variedades mais comuns, encontram-se a alface crespa e a alface americana. Dentre os nutrientes mais abundantes neste vegetal, encontram-se o potássio, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B.
Almeirão
Conhecido em alguns locais como chicória amarga, é uma hortaliça de sabor amargo, que fornece nutrientes como: vitaminas A, C e do complexo B, que atuam, respectivamente, na saúde da visão e pele, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e mantém a saúde do sistema nervoso. Além de ser boa fonte de fósforo, mineral importante para os ossos e dentes e o ferro, que auxilia na prevenção de anemia ferropriva.
Rúcula
Vegetal que é rico em potássio, um mineral que aumenta a elasticidade da parede das artérias, contribuindo para a saúde do coração, e fósforo que trabalha lado a lado com o cálcio ajudando a manter a integridade óssea. Possui baixa quantidade de calorias e contém fibras, que auxilia no bom funcionamento intestinal.
Abobrinha
A abobrinha possui em sua composição muita água e grande quantidade de fibras, vitaminas do complexo B e magnésio. Auxilia no sistema digestivo e no sistema imunológico. Pode ser consumida de diversas formas, entre elas, substituindo massa em algumas preparações, além de ser pouco calórica.
Pepino
Rico em nutrientes, como vitaminas A, B1, B2, C, potássio, magnésio e silício. É composto por grande parte de água, sendo um poderoso diurético natural e digestivo devido às suas fibras. Auxilia no combate a problemas de pele, assim como do diabetes.
Tomate
Alimento muito consumido no Brasil, o tomate possui vários benefícios nutricionais. Além de vitaminas A e C, o tomate contém licopeno, pigmento responsável pela coloração vermelho-alaranjada de frutas e hortaliças. Estudos mostram sua contribuição na redução de ocorrência de câncer e seu efeito protetor contra radicais livres, sendo um importante antioxidante.
RECEITAS
Fritada de Almeirão
Ingredientes
1 maço de almeirão (415g)
5 ramos de tomilho fresco (10g)
1 mandioquinha média (275g)
1 cebola média (150g)
1 dente de alho médio (4g)
2 colheres (sopa) de azeite (30mL)
6 ovos médios (390g)
1 colher (chá) de sal (6g)
Modo de Preparo
Lave o almeirão, corte bem fino e cozinhe-o em água fervente. Escorra, apertando bem para sair toda a água e reserve. Lave e desgalhe o tomilho e reserve. Lave, descasque e corte a mandioquinha em pequenos cubos e cozinhe-a por 20 minutos ou até que fique macia. Descasque, lave e pique a cebola e o alho. Em uma frigideira grande aqueça 1 colher (sopa) de azeite e doure a cebola e o alho. Adicione o almeirão e refogue por alguns minutos. Bata os ovos com o sal e o tomilho e adicione o almeirão refogado. Aqueça uma frigideira, coloque o azeite restante e espalhe uniformemente a mistura de ovos. Quando estiver dourado na parte de baixo, vire e frite do outro lado. Sirva bem quente.
Rendimento: 8 porções
Peso da porção: 80g
Valor Calórico da Porção: 135 Kcal
Tempo de preparo: 30min
Via Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo