Mudas pré-brotadas para cana aumenta a eficiência e ganhos econômicos
O sistema MPB é uma tecnologia de multiplicação de mudas; assunto será tema no Dia de Campo de hoje (18) em Nuporanga (SP)
O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, desenvolveu um método que transforma o conceito de plantar cana-de-açúcar. O sistema de mudas pré-brotadas (MPB) de cana é uma tecnologia de multiplicação que poderá contribuir para a produção rápida de mudas, associando elevado padrão de fitossanidade, vigor e uniformidade de plantio.
Contudo, outro grande benefício está na redução da quantidade de mudas que vai a campo. Por exemplo, para o plantio de um hectare de cana, o consumo de mudas cai de 18 a 20 toneladas, no plantio convencional, para 2 toneladas no MPB.
“Isso significa que 18 toneladas que seriam enterradas como mudas irão para a indústria produzir álcool e açúcar, gerando ganhos”, explica Mauro Alexandre Xavier, pesquisador do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Nesse sentido, a nova tecnologia desenvolvida pelo Programa Cana do IAC é direcionada a aumentar a eficiência e os ganhos econômicos na implantação de viveiros, replantio de áreas comerciais e possivelmente renovação e expansão de áreas de cana-de-açúcar.
“Trata-se de um novo conceito no método de multiplicação da cana-de-açúcar, reduzindo volume e levando para o campo efetivamente uma planta”, diz Xavier, integrante do Programa Cana IAC.
O MPB muda o conceito de multiplicação de mudas. Até então é usado o sistema convencional, adotado desde a chegada das primeiras canas ao Brasil, por volta de 1.530. “No convencional, abre-se o sulco e põe colmo semente dentro. Agora propomos colocar a planta”, afirma.
(Fonte texto: IAC)
Sistema MPB de cana será assunto no Dia de Campo Seguro em Nuporanga
Três palestrantes vão falar sobre diversos pontos que envolvem o sistema de mudas pré-brotadas para cana-de-açúcar.
Por fim, veja a programação:
Data: 18/08/20 – 14H – Nuporanga (SP)
- Multiplicação de mudas de cana-de-açúcar pré-brotadas e novas variedades – Mauro Xavier, pesquisador IAC SAA-SP
- Implantação de canaviais com uso de MPB – Renato Trevizolli, zootecnista e instrutor do Senar SP
- Custos e experiências sobre a implantação do sistema MPB – Vinícius Bocalon, engenheiro agrônomo
Para assistir de onde estiver, acesse:
Site: www.nacaoagro.com.br
Instagram: @canalrural
YouTube do Canal Rural
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo