Mídias sociais aproximam cafeicultor de consumidor, aponta Sebrae
Gerente do Sebrae, Marcos Kremer falou sobre mudanças no mercado do café e como produtores trabalham no fortalecimento da cadeia
Seja por conta das instabilidades do clima, do cenário econômico ou pela transformação do perfil do consumidor, o mercado do café vem passando por mudanças. É o que garante o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Em entrevista à equipe do Canal Rural, o gerente do Sebrae de Boa Vista, Marcos Kremer, apontou que a parceria entre cafeicultores faz a diferença para o setor.
“Você tem que ter produtores, sindicatos, associações, outras entidades, unidas em prol do objetivo, que no caso, é a melhoria do café”, disse o especialista, que participou do Dia de Campo Seguro em Caconde (SP).
Kremer ainda indicou a internet como ferramenta capaz de gerar oportunidades e contribuir para o fortalecimento da cadeia do café. “A mudança é constante, como em qualquer outro produto, e não tem volta. Hoje você tem que pensar em mídias digitais, não só no mercado tradicional”, afirmou.
De acordo com Kremer, a organização tem importância para o sucesso de propriedades rurais focadas em café. “Se o produtor se capacitar, se tiver uma boa gestão e uma boa tecnologia, ele consegue atingir o consumidor final”, falou. Dessa forma, o cafeicultor consegue evitar intermediários e, assim, aumentar seu lucro.
Por fim, veja a matéria completa do Rural Notícias:
O projeto Família Nação Agro é uma iniciativa do Sistema FAESP/SENAR-SP, cujo objetivo é capacitar, promover e incentivar o produtor rural do estado de São Paulo.
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo