Governo de SP não repassa parte do seguro rural e preocupa produtores
Secretaria da Agricultura promete liberar recursos ainda em fevereiro
A atual política agrícola permite que o seguro rural seja subsidiado pelo governo federal e, em alguns estados, também pelo governo estadual. Em São Paulo, o governo não fez o repasse de sua parte para as seguradoras, o que tem preocupado produtores de frutas.
Nossa equipe de reportagem foi ao bairro da Videira, no município de Indaiatuba, um importante polo produtor de uva de mesa (principalmente a variedade Niágara), para apurar como este impasse pode prejudicar o homem do campo.
“Aconteceu que o governo do estado prometeu subsídios e não deu. Eu até tinha prometido uma safra minha de 6 mil pés que foram colocados no ano passado, que paguei o seguro, aí deu sinistro e a vistoria que deveria vir, não veio por causa de falta de subsídios”, conta José Vicente Coutinho, produtor rural.
Em nota, a Secretaria de Agricultura comunicou que o governo liberou 51 milhões de reais em recursos ao Projeto Estadual de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural no ano passado. Para 2021, o órgão governamental informou que a liberação de verba irá acontecer ainda neste mês, sem revelar o valor nem a porcentagem do estado na participação da apólice.
Veja a matéria na íntegra exibida pelo Rural Notícias:
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo