Conheça o segredo da produção de uma cachaça artesanal
Estabelecida na região de Amparo (SP), família Benedetti possui quase 100 anos de sucesso na produção de cachaça artesanal
A família Benedetti vem passando de geração a geração o sucesso na produção de cachaça artesanal.
Os produtores rurais descendentes de italianos mantêm sua fazenda ativa há quase cem anos na região de Amparo, no interior paulista.
Em visita a propriedade dos Benedetti, o Canal Rural pôde conhecer o canavial, o alambique e alguns dos segredos da cachaça produzida pela família.
“Usamos como adubo um subproduto da cana-de-açúcar, o vinhoto, para dispersar onde a cana foi cortada e isso influi na fermentação da bebida”, diz Luiz Benedetti.
De acordo com Luiz, vinhoto é a garapa que foi destilada e já não possui mais uso.
“O segredo é usar uma cana boa, para fazer a cachaça bem purinha, bem artesanal”, revela Camilo Benedetti.
Posteriormente, a bebida descansa nos tonéis e barris de madeira.
“No processo de envelhecimento, temos a agregação da cor e dos aromas característicos de cada madeira que contribuem na qualidade sensorial”, conta João Benedetti.
Além disso, a diversificação e respeito a suas tradições seguem presentes na quarta geração dos Benedetti, que cuida dos negócios da família.
“A gente precisa saber lidar com cultura e saber respeitar cada geração, pois cada uma tem seu o papel na empresa”, afirma Jorge Benedetti.
Um exemplo disso é Toninho Benedetti, que agora atua como jardineiro da fazenda, mas já trabalhou em outros setores da propriedade.
“Nosso segredo é a união. Esse é o lado bom”, analisa.
Veja a matéria completa:
O Família Nação Agro é um projeto criado pelo Sistema FAESP/SENAR-SP com o objetivo de capacitar, promover e incentivar o produtor rural do estado de São Paulo.
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo