Neste mês, os moradores de Divinolândia participaram do 16º Concurso de Qualidade de Café da cidade. Competiram os produtores da região associados à Aprod (Associação dos Cafeicultores de Montanha de Divinolândia-SP) e Acrisa (Associação dos Cafeicultores do Ribeirão do Santo Antônio) com apoio do Sindicato Rural de Divinolândia e do Sistema FAESP/SENAR-SP. O concurso celebrou também as conquistas dos produtores locais em relação a sua posição de importantes produtores no cenário nacional e internacional.
Essa empolgação dos produtores de Divinolândia vem dos resultados atingidos por São Paulo no cenário nacional. O estado de São Paulo é o 3º maior produtor e 3º maior exportador de café. A exportação do produto atingiu mais de 231 milhões de quilos, representando uma receita de mais de US$ 612,6 milhões. Graças a um trabalho constante junto aos produtores, com apoio do Sistema FAESP/SENAR-SP, a qualidade do café produzido em São Paulo cresce cada vez mais, atendendo a um mercado consumidor exigente.
Divinolândia se localizada entre Caconde e São Sebastião da Grama. É uma região montanhosa e acidentada por estar situada na Serra da Mantiqueira. A agricultura é uma das principais atividades e a cafeicultura hoje é o grande astro da região. O clima ameno, com verões mornos e invernos frescos é propício para a produção de cafés especiais. Pelo menos 60% da produção atual em Divinolândia é de cafés de alta qualidade, segundo o sindicato rural da cidade.