Cacau: saiba como fazer a plantação prosperar no clima de Mata Atlântica
Engenheiro agrônomo da APTA mostra os cuidados necessários para o cultivo de cacaueiros em São Paulo
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão da atual safra de cacau é de aproximadamente 260 mil toneladas. Mas será que o clima de Mata Atlântica de São Paulo é favorável para essa produção? Essa é a dúvida de Tatiana Moreira, produtora rural de São Bernardo do Campo, enviada ao quadro “Pergunta do Produtor” desta semana.
De acordo com José Antonio Alberto da Silva, engenheiro agrônomo da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), “o clima de Mata Atlântica é excelente para fazer o cultivo do cacaueiro”. No entanto, o pesquisador alerta que, antes de tudo, é necessário entrar em contato com os órgãos governamentais para poder fazer sua plantação nestes espaços.
Abaixo, confira boas práticas para ter sucesso no cultivo de cacau:
Sombreamento: na Bahia (estado com maior produção de cacau do Brasil), os agricultores aproveitam as sombras das plantas nativas para proteger os cacaueiros. Para isso, são utilizadas bananeira, seringueira e a pupunha.
Cuidado com as sementes: em São Paulo é proibida por lei a vinda de sementes da Bahia, para evitar a entrada da doença vassoura-de-bruxa aqui no estado. Sendo assim, procure viveiristas de confiança para garantir mudas de qualidade.
Assista às dicas completas no vídeo abaixo:
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo