Veja que cuidados no manejo do solo podem aumentar produção de cana
Em Morro Agudo, Dia de Campo Seguro trouxe palestras com dicas para manejo do solo e ambientes de produção de cana-de-açúcar
É possível colher até cerca de até 200 toneladas de cana-de-açúcar por hectare por ano, e a chave para isso é o manejo do solo em propriedades rurais.
A afirmação foi feita por André Vitti, engenheiro agrônomo, em Dia de Campo Seguro, na Caravana Família Nação Agro no município de Morro Agudo (SP).
Desenvolvido pelo SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o projeto tem como objetivo capacitar, promover e incentivar o produtor do estado de São Paulo.
De acordo com Vitti, o Brasil é admirado no mundo todo pela sua forma de cuidar do solo. “Temos duas culturas anuais graças a nosso clima, nosso manejo”, diz ele.
Aliás, em algumas regiões e plantações, há registros de até 3 safras anuais.
Em sua apresentação, o especialista apontou plantas daninhas, espaçamento, solo e ambiente como alguns dos principais fatores que merecem a atenção do homem do campo.
“Cada local, cada solo tem um potencial produtivo”, afirmou ele. Vitti ressaltou a importância de se conhecer os solos e os ambientes de produção.
Além de considerar elementos como água, textura morfológica, fertilidade e profundidade, o engenheiro ainda listou o que é preciso para melhorar a produção de cana. Veja:
- Definir épocas e tipos de preparo do solo
- Definir épocas de plantio e corte
- Alocação varietal
- Definir áreas de arrendamento e valores (potencial produtivo)
- Manejar fertilidade do solo pelo potencial produtivo
- Frequência de épocas de amostragem e correção do solo
Para atingir alto rendimento esperado para o setor, a palestra destacou a importância o produtor precisa ter dados de análise, algo como o “exame de sangue” da propriedade.
“O solo e o ambiente de produção é a base do sucesso na implantação do canavial”, reforçou André Vitti.
Para mais dicas sobre manejo do solo, assista à apresentação completa do especialista no Dia de Campo Seguro:
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo