Brasil se torna potência agrícola para atender alta demanda mundial
O país tem potencial agrícola para suprir um aumento de 70% na busca por alimentos até 2050
Com uma área agricultável de 550 milhões de hectares – o equivalente aos territórios somados de 32 países da Europa –, o Brasil se tornou uma verdadeira potência agrícola. Com tanto a oferecer, o agronegócio nacional já se prepara para atender um aumento estimado de 70% na demanda mundial por alimentos até 2050.
Aliás, em palestra no Dia de Campo Seguro em Pirassununga, no dia 14 de outubro, o engenheiro agrônomo José Luís Coelho mostrou como o homem do campo tem trabalhado para aumentar sua produtividade. Dessa maneira, o setor agropecuário brasileiro tem conseguido superar até mesmo alguns dos grandes produtores do mundo.
Alto nível de produção
De acordo com Coelho, quando comparado aos Estados Unidos, o Brasil se faz mais eficiente tanto na produção quanto na preservação do meio ambiente. À medida que os americanos exploraram 74% de seu território com pastagens e lavouras, o Brasil destina para cultivo apenas 30% de suas terras.
Em sua apresentação, o agrônomo provou como a eficácia do agronegócio nacional tem rendido resultados expressivos. Atualmente, o País é o primeiro na produção de laranja, açúcar e soja, além de ocupar a segunda colocação no ranking internacional de avicultura e é o terceiro maior produtor de milho.
Liderança na exportação
Considerando apenas o comércio exterior, os brasileiros são os líderes na exportação de laranja, açúcar, aves e soja. Além disso, o Brasil está na segunda colocação entre os exportadores de milho. Segundo o especialista, isso é só o começo, uma vez que o agro daqui ainda tem muito potencial para seguir crescendo e de forma sustentável.
No vídeo abaixo, a partir do minuto 16, você confere a análise de José Luís Coelho sobre o agronegócio brasileiro e suas dicas para elevar a produtividade de sua propriedade:
O projeto Família Nação Agro é uma iniciativa do Sistema FAESP/SENAR-SP para capacitar, promover e capacitar o produtor rural do estado de São Paulo.
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo