Alimentação e vacinação impactam na eficiência reprodutiva
Veterinário Rodrigo Rodrigues explica que boa alimentação e vacinação são elementos para melhorar porcentagem de prenhez
Por conta da área ser pequena em algumas propriedades rurais, o produtor nem sempre tem a possibilidade de ter muitos animais, o que pode afetar a produção na pecuária de leite. Porém, para contornar esta situação, o médico veterinário, Rodrigo Rodrigues, relaciona boa alimentação e vacinação como elementos importantes na eficiência reprodutiva.
“A reprodução é muito importante porque sem a reprodução não tem a prenhez e sem a prenhez não tem a produção de leite”, diz, abrindo a apresentação no Dia de Campo Seguro, realizado em Tupã (SP), na última quinta-feira, 03. A Caravana Família Nação Agro é um projeto do Senar São Paulo, que tem como objetivo capacitar produtores rurais do estado.
Por isso, o especialista diz que “cada vez mais o produtor tem que emprenhar o seu gado, para poder ter um bom índice na produção leiteira”.
Fatores importantes
Segundo Rodrigues, é preciso que o homem do campo reúna o máximo de dados sobre sua propriedade para assim identificar gargalos, isto é, as necessidades que podem interferir na reprodução.
De acordo com o veterinário, entre os fatores que o produtor rural deve se atentar estão: Período de Serviço (PS), Período de Espera Voluntário (PEV), vacas aptas, Taxa de Detecção de Estro (TDE), Taxa de Serviço (Inseminação), taxa de concepção, taxa de prenhez e Dias Em Lactação (DEL).
“Tudo isso tem que ser avaliado para se ter um índice da propriedade, se ela está eficiente ou não na parte da reprodução. Esses índices estão interligados. O período de serviço está ligado ao período voluntário, que está ligado ao número de vacas aptas, a taxa de detecção de cio”, explica.
Balanço energético
Entre os principais empecilhos para um melhor rendimento, Rodrigues aponta para o balanço energético, ou seja, a questão nutricional.
“O primeiro problema que a gente tem que olhar é o balanço energético, que é o que mais acomete e interfere. Ele interfere principalmente no retorno ao primeiro cio se você não tiver uma boa alimentação”, afirma.
“Um pré-parto pode ajudar nisso. Você não tem muita energia, tem uma quantidade de alimento que já vai adaptar ao início de lactação”, indica o veterinário.
No vídeo abaixo, você confere a explicação completa e mais dicas para eficiência reprodutiva:
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo