6 dicas para melhorar a segurança da sua propriedade
Comandante da Polícia Militar mostra como medidas simples podem aumentar a proteção do produtor rural
O isolamento do campo pode deixar o produtor rural com a sensação de insegurança, seja pela distância entre vizinhos, vias públicas movimentadas ou postos policiais. Porém, uma série de medidas pode tornar a propriedade mais segura, diminuindo as chances de invasões, roubos e outros crimes. Esse foi o tema da Caravana Família Nação Agro no município de Itápolis (SP), nesta quinta-feira, 23, que contou com transmissão ao vivo pelo Canal Rural no YouTube.
Com a volta do público – seguindo todos os protocolos de distanciamento e proteção contra coronavírus –, o projeto do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo) trouxe uma necessária palestra sobre “medidas primárias de segurança no campo”, ministrada por Lúdio Eduardo Veludo, comandante da Polícia Militar de Itápolis, Taquaritinga e Fernando Prestes.
Abaixo, você confere 6 dicas práticas para proteger sua propriedade rural:
1 – Delimitação de cercas
A instalação de cercas, telas e alambrados não só dificulta a entrada de invasores, como também deixa evidente que a área faz parte de uma propriedade privada.
2 – Iluminação e poda de árvores
Para evitar pontos cegos em sua propriedade, mantenha um sistema de iluminação amplo, cobrindo pontos de acesso e as áreas no entorno de dormitórios e depósitos. A manutenção de árvores também impede que sua fazenda tenha áreas com vista bloqueada.
3 – Monitoramento e guarda animal
Animais como cães e gansos não podem ser os únicos responsáveis pela segurança da propriedade, mas podem intimidar invasores e funcionam como alertas sonoros para qualquer movimentação estranha em sua fazenda.
4 – Não deixe maquinários ou implementos agrícolas expostos
Equipamentos e outros bens de valor, quando muito visíveis – especialmente no período da noite – podem atrair a atenção de criminosos. Por isso, guarde máquinas e insumos em um galpão ou paiol.
5 – Conheça seus vizinhos e colaboradores
Além de manter uma boa relação com os vizinhos, é importante que você conheça o histórico das pessoas que trabalham em sua propriedade para evitar surpresas indesejadas.
6 – Chame a polícia caso se depare com atividades suspeitas
Mesmo seguindo todas essas medidas de segurança, pode ser que você se depare com atividades suspeitas no entorno da propriedade, vias públicas ou em áreas próximas de vizinhos. Diante de dúvidas, não hesite em chamar a polícia!
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo