Queimadas: conheça 4 tipos de incêndios e seus efeitos
Cada tipo de incêndio apresenta maior ou menor grau de dificuldade para ser contido
Do início junho até o final de agosto acontece o maior período de seca do ano. Sendo assim, o momento exige que o produtor rural tenha cuidado com as queimadas no campo e, mais do que tudo, esteja preparado para agir diante do perigo. Para começar, é necessário entender que existem tipos diferentes de incêndios, que acabam demandando métodos específicos de combate.
No total, existem 4 tipos de queimada:
- Tipo A: acontece em materiais sólidos inflamáveis, como madeira, borracha, espuma e tecido. Esta classe queima em superfície e profundidade e deixa resíduos.
- Tipo B: ocorre em líquidos inflamáveis como álcool, gasolina e solventes, consumindo superfícies, mas sem deixar resíduos.
- Tipo C: provém de materiais energizados ligados diretamente à energia elétrica.
- Tipo D: é o incêndio gerado de materiais pirofóricos como alumínio, antimônio, magnésio, entre outros. É o mais difícil de combater.
Para combater as chamas, entretanto, é preciso possuir equipamentos de proteção, como camisa manga longa, calça comprida e botas longas, bem como óculos de proteção, boné ou capacete, luvas de couro e máscara.
Para dicas completas sobre como evitar queimadas no campo, clique neste link!
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo