Conheça 3 técnicas de combate a incêndios no campo
Com tempo seco, o inverno é marcado pela recorrência de queimadas
O inverno começa em 21 de junho e se encerra em 22 de setembro. Este período tradicionalmente é marcado pelo tempo seco, sem chuvas, que é propício para o alastramento de queimadas no campo. Além de serem prejudiciais para o meio ambiente e perigosos para a vida humana, os incêndios são uma ameaça enorme para o produtor rural, que corre o risco de perder suas produções, equipamentos e pode ter infraestruturas danificadas.
Como explicamos anteriormente, existem tipos diferentes de labaredas, que queimam de maneiras específicas, podendo causar mais ou menos estrago, com maior ou menor dificuldades para serem contidas. Sendo assim, para a proteção das famílias rurais e do seu patrimônio, é importante ter conhecimento sobre técnicas de combate a queimadas no campo, em caso de emergência e ausência do corpo de bombeiros.
Há 3 maneiras de aplacar as chamas, são elas:
- Abafamento: quando é feita a retirada do comburente (oxigênio) para impedir que o fogo continue a se propagar, pois sem o oxigênio o fogo não existe. O abafo é feito com tampas, abafadores, terra e panos molhados para eliminar o oxigênio.
- Isolamento: a retirada do material combustível que está no incêndio ou que pode propagar o fogo.
- Resfriamento: é a retirada do calor, geralmente feita com água. Como resultado, a redução ou o resfriamento total do foco de incêndio acabará com o fogo.
Para combater as chamas, entretanto, é preciso possuir equipamentos de proteção, como camisa manga longa, calça comprida e botas longas, óculos de proteção, boné ou capacete, luvas de couro e máscara.
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo