Agricultura 5.0: quem não se conectar ficará pra trás, diz Faesp
Segundo Tirso Meirelles, vice-presidente da entidade, a agricultura 5.0 avança rapidamente e o produtor rural precisa se conectar para continuar produzindo
A agricultura 5.0 é uma forma de enxergar o mundo agrícola conectado em todas as pontas da cadeia produtiva. Neste sentido, os processos avançam e, cada vez mais, é comum ver nas propriedades rurais o trabalho sendo facilitado com a ajuda das máquinas e da tecnologia. Com isso, a produtividade tem um salto e a cadeia se organiza e se conecta no campo de forma nunca antes vista, nem mesmo, imaginada.
Para Tirso Meirelles, vice-presidente do Sistema Faesp Senar-SP, o processo da agricultura 5.0 está acelerando a conectividade e o produtor rural precisa se conectar para continuar produzindo.
“Esse processo não tem retorno mais. Aqueles que pensavam que as coisas iam paulatinamente, está vendo que agora ocorreu um tufão. É algo impressionante e se você não estiver conectado no processo como todo, você não conseguirá mais se conectar com a própria necessidade”, comentou.
Efeito pandemia
Tirso acredita ainda que o mundo tecnológico, e isso inclui o campo, não será mais o mesmo pós-pandemia. “Por exemplo, todo o processo daqui para frente para que a gente possa ter uma vida social e uma vida profissional, mudou. Então, para você ir no restaurante, será modificado o modo e ir, no hotel, também”, acrescentou.
Contudo, o meio rural também será afetado, pois essa será uma mudança global. “Isso vai mudar todo o processo macro econômico do mundo, porque o mundo todo empobreceu, o mundo todo está com dificuldade econômica. Ninguém esperava isso, portanto, realmente as modificações vieram pra ficar”, finalizou.
Projeto ‘Pertinho de casa’ é desenvolvido pelo Sistema Faesp Senar-SP e oferece alternativas de vendas pela internet
Com o novo normal, muitos negócios partiram para as estratégias digitais. A plataforma “Pertinho de casa”, é uma das possibilidade de vender produtos online. Saiba mais clicando aqui.
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo