Crédito agrícola: veja como denunciar ‘venda casada’
Embora recorrente, essa prática abusiva e ilegal é proibida pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor
A “venda casada” na concessão do crédito rural nas instituições financeiras é uma prática abusiva e ilegal proibida pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90, artigo 39, inc. I). Para orientar os produtores a reconhecer esse tipo de ação, a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) criou o canal “nada além do que preciso”.
A “venda casada” acontece quando um fornecedor condiciona a venda de um produto ou serviço a outro produto ou serviço. Exemplo: caso a liberação do crédito rural seja condicionada à compra de outros produtos e serviços bancários (título de capitalização, aplicações financeiras etc).
Os produtores devem utilizar a plataforma oficial do governo (consumidor.gov.br) para relatar a venda casada e solucionar o conflito com a instituição financeira. Para fazer uma reclamação anônima, utilize a plataforma da CNA.
- Para denunciar de forma identificada, clique neste link.
- Para denunciar de forma anônima, clique aqui.
Além disso, em parceria com a FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos), a CNA elaborou o “Guia Venda Casada – saiba reconhecer e denunciar esta prática na concessão do crédito rural”. O documento sobre a contratação de produtos financeiros, o que é “venda casada”, e em quais situações é permitido ao banco oferecer ou exigir contratação desses serviços.
Baixe aqui a cartilha o “Guia Venda Casada” e saiba mais!
Fonte: CNA
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo