4 vantagens de fazer o curso de apicultura do SENAR-SP
Criação de abelhas com ferrão possibilita produção de mel, pólen, própolis, cera, geleia real e serviços de polinização
Apicultura é a criação de espécies de abelhas do gênero Apis (abelhas com ferrão) para finalidades comerciais. A atividade surge como opção para ajudar o homem do campo a gerar renda extra em sua propriedade, mas carece de capacitação ao trabalhador rural. Por isso, o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo) oferece em todo o estado de São Paulo um programa que ensina do manejo do apiário à comercialização.
Variedade de produtos
A prática permite o uso das abelhas para produção de mel, pólen apícola, própolis, cera, geleia real e apitoxina ou serviços de polinização. Pela variedade de opções, o produtor pode direcionar sua atividade de forma a atender as demandas do mercado e, consequentemente, obter um lucro maior.
Linguagem simples
Com linguagens simples, o curso prioriza a prática, aliando conhecimentos técnicos ao trabalho diário dos produtores e trabalhadores rurais. Os temas são definidos pelas equipes profissionais que ministram os ensinos, considerando demandas levantadas pelas Casas da Agricultura.
Capacitação
Por conta dos protocolos de segurança necessários para combater a pandemia, o curso disponibiliza até 12 vagas por turma. A ação é dividida em 6 módulos, com 32 horas cada um, sendo realizado aos finais de semana.
No módulo 1, o tema é Implantação do apiário; módulo 2 – Produção de mel; módulo 3 – Produção de pólen; módulo 4 – Produção de rainhas e geleia real; módulo 5 – Produção de própolis; módulo 6 – Gestão e planejamento do apiário.
“No programa, a turma vai aprender a trabalhar com abelhas Apis melífera, que são abelhas com ferrão, a colher o principal produto, que é o mel, além de pólen, própolis e geleia real, e comercializá-los. Hoje há uma grande procura por esse produto, então o programa também é uma forma de eles agregarem valores e aumentarem os rendimentos na propriedade”, diz Edson Antônio Guarido Ribeiro, instrutor do SENAR-SP, que deu aulas em Birigui (SP).
Inscrição gratuita
As inscrições para o curso do SENAR-SP são gratuitas e os interessados podem pesquisar a disponibilidade do programa nos sindicatos rurais e no link a seguir: educacao.faespsenar.com.br
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo