Confira 4 passos para fazer compostagem na sua propriedade
Reaproveitando lixo orgânico de casa, você pode gerar material rico em nutrientes para o solo
Com o preço elevado dos fertilizantes, o produtor rural cada vez mais precisa encontrar maneiras baratas de tratar o solo em que irá plantar. Como opção vantajosa para o pequeno agricultor, surgem os adubos orgânicos – que você pode conhecer clicando aqui neste link. No post de hoje, vamos ensinar como você pode fazer compostagem em casa. Dessa forma, você irá transformar lixo em um material rico em nutrientes para sua terra.
Precisamos destacar que a compostagem também é interessante para fortalecer a horta de quem mora no meio urbano, uma vez que atividades de jardinagem na cidade estão se popularizando durante o período de quarentena.
Abaixo, você confere o passo a passo para fazer compostagem:
Encontre um bom recipiente
Em um espaço ao ar livre, escolha uma lata de lixo ou balde de plástico para depositar seu composto. É necessário que você fure o fundo do recipiente para que o chorume possa escorrer. Porém, abaixo da composteira deve haver uma bacia para armazenar esse líquido resultado da decomposição (com certo espaço entre ela e a composteira para que o chorume possa passar).
Colete o lixo de casa
Reúna o lixo da cozinha e jardim da sua casa, misturando os materiais. Você precisa ter duas vezes mais resíduos marrons como serragem, folhas secas, papelão e folhas de jornal do que os verdes, que incluem frutas, vegetais, grama e borra de café. O primeiro tipo é farto em carbono, enquanto o segundo oferece nitrogênio. Caso o composto esteja seco demais, vale a pena umedecer com um pouco de água.
Organize o material na composteira
Na composteira, coloque uma camada de material úmido sobre três camadas do seco, pois isso irá acelerar o processo de decomposição.
Aguarde o resultado
Durante as semanas seguintes, as sobras de comida e lixo se tornarão solo. O material estará pronto quanto tiver aspecto e cheiro de terra. É importante ter em mente que isso não substitui o solo, agindo somente como fertilizante para nutri-lo.
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo