Curso de pães caseiros ajuda produtores rurais a gerar renda extra
Grupo de alunos formado em Araçatuba (SP) se prepara para montar uma padaria e vender alimento para merenda escolar
Em parceria com o SIRAN (Sindicato Rural de Alta Noroeste) e o Sebrae-ER Araçatuba, o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo) oferece o Curso de Processamento Artesanal de Pães como alternativa para geração de renda extra entre produtores rurais e suas famílias. O objetivo do programa de ensino é garantir uma melhora na qualidade de vida do trabalhador rural.
Entre as receitas ensinadas estão o tradicional pão caseiro de farinha de trigo, de cenoura, de beterraba, de fubá, de batata inglesa, de mandioca, pão arco-íris, pão de forma, pão integral e pão recheado com presunto e muçarela, além de um pão especial com alecrim, cebolinha, manjericão, orégano, alho, cebola e pimenta do reino.
O curso de pães caseiros também traz conhecimentos sobre receitas doces, como fatia húngara, pão estrela, rosca trançada, trança arco-íris e panetone.
“Adorei o curso todo, mas o pão que eu mais gostei mesmo de aprender a fazer foi o de ervas. Além de nutritivo, é cheiroso e delicioso”, contou Etelvina Silva de Azevedo, produtora rural, que participou do curso de pães caseiros junto de outros 14 participantes, no Assentamento Araçá, em Araçatuba (SP).
Como resultado, o grupo formado com Etelvina está se organizando para adquirir equipamentos, montar uma padaria, produzir pães nutritivos para merenda escolar das escolas municipais e, assim, conseguir uma renda extra.
Carga horária e programação
Em 16 horas de duração, divididas em dois dias com 8 horas por aula, os participantes recebem orientações sobre a escolha do local apropriado, higiene pessoal, do ambiente de trabalho, dos utensílios e equipamentos, características e tipos de farinhas, grãos e sementes, procedimentos adequados para alcançar os resultados esperados, e educação nutricional visando a promoção da alimentação adequada e saudável.
Para saber sobre a disponibilidade de turmas, consulte o sindicato rural de seu município.
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo