Conheça os 5 pontos do seu maquinário agrícola que precisam de manutenção
Em Dia de Campo Seguro, o engenheiro Aldir Marques deu dicas sobre os pontos que mais precisam de atenção no maquinário agrícola
Hoje em dia, a manutenção do maquinário agrícola corresponde a cerca 65% dos custos de uma lavoura envolve sistemas mecanizados. Entretanto, o homem do campo pode reduzir estes gastos ao fazer o acompanhamento preditivo e preventivo, em vez buscar pela manutenção corretiva, isto é, aquela após a manifestação de um problema e, portanto, mais custosa em tempo e dinheiro.
Para mostrar quais pontos merecem sua atenção, o engenheiro agrônomo Aldir Marques ministrou uma palestra no Dia de Campo Seguro nesta quinta-feira, 8, em Manduri (SP). Em sua apresentação, Marques também falou sobre o histórico do uso de ferramentas mecânicas no meio rural, bem como o surgimento de novas tecnologias na atualidade.
Abaixo, confira as dicas do engenheiro para fazer a manutenção de maquinário agrícola:
Sistema de combustível
Segundo o especialista, uma dica é reabastecer o trator após o dia de trabalho, pois este processo evita a condensação de vapor no tanque, que costuma acontecer à noite. Além disso, no mínimo semanalmente, é necessário fazer a limpeza dos decantadores e separadores de água na linha de combustível.
Sistema de alimentação
O motor a diesel precisa de ar limpo para fazer o processo de combustão. Por isso, periodicamente, é preciso fazer a higiene e verificação do elemento externo deste sistema. Também é importante que se acompanhe o tempo de vida útil da parte interna da engrenagem, para que seja trocada.
Pneus
O engenheiro alerta sobre a necessidade de se fazer o controle diária da pressão interna dos pneus. Segundo Marques, você deve considerar as condições de carga aplicadas e o tipo de atividade a ser desenvolvida pelo maquinário. Assim, será possível identificar o desgaste sofrido.
Sistema de radiador
Além de conferir o nível de água e aditivo regularmente, o palestrante oriente que seja feita a limpeza da parte externa, que pode acumular sujeira como palha. Afinal, se a entrada de ar for prejudicada, a sistema deixa de funcionar corretamente.
Sistema de lubrificação
O nível do óleo precisa ser checado todos os dias, principalmente depois de rotinas extensas de trabalho. Para fazer a verificação, certifique-se de que o trator está em terreno plano, indica Marques. Para sua segurança, desligue o moto pelo menos 10min antes da checagem. Dessa forma, você garante o bom funcionamento do veículo sem correr riscos.
A seguir, assista à palestra completa:
O projeto Família Nação Agro é uma ação do Sistema FAESP/SENAR-SP para capacitar, promover e incentivar o produtor rural do estado de São Paulo.
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo