Diversificação gera oportunidades no mercado de café, aponta ABIC
No Dia de Campo Seguro, Nathan Herszkowicz, presidente executivo da ABIC, mostrou como diferenciação abre espaço no mercado de café
Café é o alimento mais consumido pelos brasileiros. De acordo com o IBGE, cada pessoa ingere em média 79 litros da bebida por ano. Além disso, de acordo com o órgão de pesquisa e estatística, o consumo de café possui taxa anual de crescimento de 3,4%.
Apesar do cenário promissor, a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) afirma que o setor tem como principal desafio a volatilidade da economia nacional. Para manter o cultivo lucrativo, a entidade destaca a ascensão do café premium no mercado brasileiro, embora 90% do consumo doméstico seja do tipo tradicional.
Segundo a ABIC, a oportunidade passa pela mudança no perfil do consumidor. O público, especialmente o mais jovem, está mais criterioso e menos impulsivo, consciente do valor do dinheiro e aberto a provar novos produtos. Agora, o comprador procura prazer na degustação e produtos com valor ético positivo agregado.
Com selo de origem, edições limitadas e uma experiência cada vez diferenciada como atrativos para o consumo de café, os grãos e cápsulas estão puxando o crescimento dos cafés especiais. Em números da ABIC, grãos representam entre 40% e 50% do volume consumido no Brasil, enquanto o torrado e moído variam de 30% a 35%. As cápsulas ficam entre 5% e 15%.
Conforme informações do Euromonitor Internacional, os cafés especiais representam um nicho 2,8% no mercado brasileiro e sua relevância deve aumentar em 2021. Em 2016, somente no varejo de cafés premium foi movimentado R$ 1,7 bilhão.
No Dia de Campo Seguro, realizado em Caconde, presidente executivo da ABIC, Nathan Herszkowicz, falou sobre como você pode conseguir a diferenciação e destaque no mercado de café. Assista à palestra a partir de 1h12 no vídeo abaixo:
O Família Nação Agro é um projeto do Sistema FAESP/SENAR-SP para capacitar, promover e incentivar o produtor rural do estado de São Paulo.
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo