5 dicas do SENAR-SP para prevenção e combate a incêndios no campo
As queimadas são um grande risco para o produtor rural, especialmente nesta estação de seca
O fogo é capaz de causar prejuízos sobre a área plantada, levar a perda de animais e gerar danos irreparáveis a recursos e equipamentos, especialmente nesta época do ano. Por isso, o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) disponibiliza uma cartilha com dicas para que o homem do campo aprenda a agir contra queimadas.
Você pode baixar esse material clicando neste link: https://cms20.simplesnologia.biz/Arquivos/PARCEIROS_ANEXOS/Original/020787001_0.pdf
Porém, é importante destacar que as medidas indicadas não substituem a necessidade de se pedir socorro aos serviços de bombeiros, especializados neste tipo de situação.
Abaixo, você confere o que é preciso para evitar a propagação de chamas em situações de emergência:
Identifique a classe do incêndio
No total, existem 4 tipos de queimada:
- Tipo A: acontece em materiais sólidos inflamáveis, como madeira, borracha, espuma e tecido. Esta classe queima em superfície e profundidade e deixa resíduos.
- Tipo B: ocorre em líquidos inflamáveis como álcool, gasolina e solventes, consumindo superfícies, mas sem deixar resíduos.
- Tipo C: provém de materiais energizados ligados diretamente à energia elétrica.
- Tipo D: é o incêndio gerado de materiais pirofóricos como alumínio, antimônio, magnésio, entre outros. É o mais difícil de combater.
Tenha equipamentos de proteção individual
Além de camisa manga longa, calça comprida e botas longas, tenha à disposição em sua propriedade óculos de proteção, boné ou capacete, luvas de couro e máscara para proteger o rosto.
Conheça os materiais de combate a incêndio
Os elementos terra e água são chamados de agentes extintores. Por isso, procure um abafador, enxada, foice ou bomba costal de água para o combate às chamas.
Construa um aceiro
Aceiro é o espaço aberto na vegetação para impedir a propagação do fogo. É utilizado para proteger residências, galpões, plantações, cercas, matas, entre outros. Sua construção requer a utilização de enxadas ou máquinas como tratores. Estes espaços precisam ter pelo menos 15 metros de largura.
Aprenda métodos de extinção do fogo
Há 3 maneiras de acabar com labaredas, são elas:
- Abafamento: quando é feita a retirada do comburente (oxigênio) para impedir que o fogo continue a se propagar, pois sem o oxigênio o fogo não existe. O abafo é feito com tampas, abafadores, terra e panos molhados para eliminar o oxigênio.
- Isolamento: a retirada do material combustível que está no incêndio ou que pode propagar o fogo.
- Resfriamento: é a retirada do calor, geralmente feita com água. Como resultado, a redução ou o resfriamento total do foco de incêndio acabará com o fogo.
Para mais informações, veja a matéria do Rural Notícias:
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo