Pecuária: sanidade do rebanho para continuidade da atividade
A erradicação da brucelose, tuberculose e febre aftosa foram temas do Dia de Campo Seguro em Cruzeiro; eventou debateu a importância da sanidade do rebanho
A sanidade do rebanho é de extrema importância para a continuidade da atividade pecuária nacional.
Nesse sentido, a erradicação da brucelose e tuberculose é um dos temas importantes para o setor. O assunto foi discutido no Dia de Campo Seguro, no município de Cruzeiro, no interior de São Paulo. O evento é uma realização do Canal Rural e Senar SP.
Da mesma forma, ainda sobre sanidade do rebanho, o evento trouxe outra palestra sobre o programada de erradicação da febre aftosa.
De acordo com Wander Bastos, presidente do sindicato rural de Cruzeiro, no interior de São Paulo, os dois temas são de extrema relevância para a sanidade do rebanho e continuidade da atividade do pecuarista, principalmente, para os produtores de queijo artesanal.
“Principalmente tuberculose e brucelose são importantes porque a base do queijo artesanal é o leite cru”, comentou.
Abrangência dos programas para sanidade do rebanho
Ainda de acordo com Wander, os programas têm abrangência diferentes.
“Um dos programas é em nível nacional, que é o de aftosa, e o outro, em nível estadual, que é da brucelose e tuberculose. Contudo, são duas zoonoses importantíssimas para o alimento a segurança alimentar e começa no controle sanitário do rebanho”.
Avanço dos programas
“O programa nacional de erradicação da aftosa está bem avançado a nível nacional e o estadual de controle erradicação da tuberculose e brucelose está iniciando, é uma portaria nova que nós também estamos trabalhando alguns pequenos ajustes”, finalizou.
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo