Saiba as tendências e desafios do agronegócio para próxima década
O consultor, José Coelho, aponta a diversificação das atividades na propriedade rural como uma tendência de modelo de produção
Qual será a tendência para o agronegócio paras os próximos dez anos? Esse foi o tema no Dia de Campo Seguro.
Antes de mais nada, o agronegócio, por si só, já é um desafio para o produtor, pois se trata de uma indústria a céu aberto. Contudo, algumas ferramentas podem ajudar a superar as diversidades no negócio.
O evento foi realizado nesta terça-feira,11, em Araraquara, interior de São Paulo. No entanto, a palestra também foi transmitida ao vivo pelas redes sociais do Projeto Família Nação Agro.
O palestrante escolhido para falar sobre os desafios e tendências do agronegócio foi José Luiz Coelho, agrônomo de formação, mestre em engenharia agrícola. No currículo já foi pesquisador do Instituto Agronômico de São Paulo (IAC) e trabalhou durante anos na iniciativa privada na área de mecanização agrícola. Atualmente é consultor do Grupo Markestrat.
Preservação ambiental agrega valor ao produto
Coelho destacou os 66% do território nacional preservados e boa parte dentro das propriedades rurais como um dos elementos de valorização do agronegócio.
Diversificação é a tendência
O consultor apontou a diversificação das atividades na propriedade rural como uma tendência de modelo de produção. “Grandes áreas ocupadas com cana, café, laranja ou pecuária, também podem ter outra atividade em consórcio ou parceria, como o turismo rural ou cultural, por exemplo.”
Assim também, diversificar as culturas no plantio, pode ser uma alternativa para não ficar na dependência somente das grandes indústrias.
“Ele [produtor] fica muito na mão da indústria. Contudo, do ponto de vista estratégico, ele tem que ver nichos de mercado para que ele possa ter mais liberdade e não depender só da indústria”.
Por fim, assista a apresentação completa do Dia de Campo Seguro.
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo