Polinização com abelhas aumenta produtividade do abacate
A técnica da polinização garante qualidade na produção do abacate, mesmo em período de seca; tema faz parte do Dia de Campo Seguro nesta terça-feira (14)
Um estudo realizado pela Secretaria da Agricultura do estado de São Paulo, em parceira do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e apoio de uma empresa privada, mostrou que a polinização na produção de abacate garante qualidade do fruto, mesmo em safras que sofram com a estiagem.
A safra 2018/2018 de avocado hass de uma fazenda no interior de São Paulo, descartou 200 toneladas de abacate que não atingiram o calibre necessário para a venda. O calibre mede o peso, tamanho e formato da fruta. Um dos fatores que contribuiu para a perda foi a forte estiagem ocorrida naquela temporada.
Resultado
No entando, de acordo com Gerson Cardoso Fiuza, representante da câmara setorial de apicultura da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), na safra seguinte, 2019/2020, foi utilizado a técnica de polinização com abelhas na produção de abacate e como resultado, a produtividade foi surpreendente. “A qualidade dos frutos foi excelente porque o avocado hass tem uma classificação, que são Cat 1, Cat 2 e Cat3 e neste estudo foi colhido, praticamente, tudo Cat 1, tudo avocado de primeira e o descarte foi praticamente zero”, comentou Fiuza.
A polinização de avocado é um dos temas do próximo Dia de Campo Seguro, em Avaré, São Paulo. O Dia de Campo Seguro faz parte do Projeto Família Nação Agro, em parceria com o Canal Rural e Senar-SP.
Nesta semana, o encontro com os produtores será presencial e também virtual, possibilitando acessar o conteúdo das palestras de qualquer parte do país. O evento será transmitido ao vivo para que você possa acompanhar e interagir.
É nesta quarta-feira, 14 de julho, às 15:00 no site www.nacaoagro.com.br; Instagram: @canalrural e no YouTube do Canal Rural.
Por fim, veja a programação:
- Sistema de produção orgânico de hortaliças
João Rafael Bonini – engenheiro agrônomo - Apicultura: polinização de avocado hass
Gerson Cardoso Fiuza – membro Câmara Setorial de Apicultura da Faesp - Abacate hass
Plínio Cescon – engenheiro agrônomo
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo