Pecuária de corte: Gestão e Planejamento
Levantamento de custos e controle de gastos fazem a diferença na hora de tomar decisão
Por Tobias Ferraz
A pecuária de corte está com preços firmes na @ do boi gordo R$195,00 no mercado interno e R$205,00 para exportação, o chamado “boi China”. A reposição e os insumos, principalmente os grãos, estão com preços em ascensão e começa o período seco no Sudeste do país, quando aumenta o uso de concentrado no cocho.
A nossa entrevista de hoje na transmissão ao vivo da Família Nação Agro foi com Thomas Rocco, jovem produtor rural de Araçatuba e neto mais velho de um dos grandes expoentes do agronegócio paulista, o Alfredo Ferreira Neves Filho – “seu Alfredinho”, que nos deixou no ano passado. Thomas tem sólida formação na área de gestão e alerta para a importância do planejamento e gestão neste momento – “Quando conhecemos o custo da @ muda tudo, fica tudo mais fácil na hora de tomar uma decisão de venda, de compra ou de operação dentro da propriedade.” afirma.
Como forma de realizar lucros, Thomas chama a atenção para a estratégia – “É preciso escalonar e fazer venda casada com a compra da reposição, se estruturar para casar vendas com boa margem de lucro.” – recomenda o pecuarista.
Thomas acredita que o mercado para exportação deve continuar firme no segundo semestre – “Nos preparamos para abastecer o mercado, o clima ajudou e teremos animais bem terminados para ofertar.” – diz.
Thomas Rocco também destacou a oferta dos cursos do Senar São Paulo para reciclagem profissional ou aprendizado na área da pecuária. Os cursos são gratuitos e estão disponíveis nos sindicatos rurais de cada município.
Veja a entrevista completa no vídeo abaixo:
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo