Preço das verduras fecha maio com queda de 19%
Frutas e legumes também ficaram mais em conta no atacado em São Paulo. Baixas devem continuar nos próximos meses no estado
O índice de preços da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) registrou, em maio, uma queda geral de 7% no atacado. A média é calculada a partir dos preços praticados em 14 unidades da Companhia no estado.
O setor de verduras teve a maior redução, de 19%, puxada pelas baixas da salsa (53,8%), da acelga (48,6%), das alfaces crespa (37,5%), americana (31,9%) e lisa (31,8%) e do repolho (31,1%). A única alta foi do coentro: 49,5%.
Os legumes ficaram em segundo lugar, com queda de 7,59%. Os pimentões vermelho (-48,1%) e amarelo (-49,1%) e o tomate (-26,1%) lideraram as baixas. Por outro lado, a berinjela japonesa ficou 26,4% mais cara, e o chuchu, 20%.
Já o valor pago pelas frutas caiu 5,76%. Destaque para a laranja lima (-32,6%), mamão formosa (-35,2%) e manga palmer (-23,3%). Apesar da queda no mês passado, o índice de preços acumula alta de 1% em 2019.
As temperaturas mais amenas do outono e a pouca incidência de chuvas levaram a uma melhora na qualidade da maioria dos produtos. Nos próximos meses, segundo a CEAGESP, a tendência é de que os preços continuem caindo, desde que geadas não atinjam as regiões produtoras.
Notícias Relacionadas:
SENAR-SP oferece curso de florestamento para proteção de APP
Curso destaca importância ecológica, socioeconômica e legal da proteção das APPs, além dos benefícios à produção agrícola
FAESP comenta alta nos custos da produção de leite
Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da entidade, Wander Bastos deu entrevista exclusiva ao Mercado & Companhia
Chuvas voltam a SP a partir do meio da semana
Frente fria trará precipitações pelo oeste e sul do estado de São Paulo