
Agricultura e preservação do meio ambiente são aspectos diretamente relacionados e os produtores rurais, cada vez mais conscientes de seu papel na preservação de áreas naturais. Não apenas em benefício da manutenção do ecossistema, mas para vantagens da própria produtividade agrícola. A preservação de vegetação de modo contínuo é imprescindível, em especial, em locais situados ao longo de rios ou de qualquer curso de água.
Por esse motivo existem as APPs ou Áreas de Preservação Permanente. Enquanto pode-se pensar em uma “perda” de área de plantio ao se manter uma APP, na verdade há um ganho em um contexto mais amplo, pois ao impedir a degradação dessas áreas, a disponibilidade hídrica é mantida, com controle dos processos erosivos. Como resultado, mantém-se a fertilidade do solo e a sustentabilidade da produção agrícola.
Para que um número cada vez maior de pessoas tenha esse conhecimento sobre a preservação das APPs, o SENAR-SP oferece cursos de florestamento para manejo de mata em formação ou plantio e manejo de mudas de árvores em APPs. Em Borborema, por exemplo, foi concluído recentemente o curso “Florestamento – Recomposição de Área de Preservação Permanente”.