Covid-19: 3 dicas para evitar contaminações com maquinário e equipamentos agrícolas

O SENAR-SP lançou uma cartilha com dicas para orientar o produtor a preservar sua saúde, de sua família e colaboradores no meio rural

Por Henrique Oliveira
Covid-19: 3 dicas para evitar contaminações com maquinário e equipamentos agrícolas

A distribuição das vacinas contra o novo coronavírus está começando em todo o território nacional, mas inicialmente as imunizações serão destinadas a grupos de risco e profissionais de atividades essenciais. Desta forma, pode levar certo tempo até que todos os brasileiros estejam vacinados e livres da ameaça da Covid-19. Ou seja, ainda será necessário tomar todos os cuidados para evitar a doença que tem feito milhões de vítimas mundo afora.

Para orientar e auxiliar o homem do campo a preservar sua saúde, de sua família e colaboradores, especialmente em um momento em que os leitos para internação estão em números muito reduzidos na maioria dos municípios, o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo) lançou uma cartilha com dicas sobre como evitar contaminações pela Covid-19 em maquinário e equipamentos agrícolas.

Abaixo, confira 3 passos para proteger todos em sua propriedade rural:

Não compartilhe equipamentos entre colaboradores

Utilize sem trocar ou compartilhar itens com outros profissionais. A ferramenta e equipamento devem ser higienizados com álcool 70% antes e depois de seu uso. A orientação é para lavar as mãos o mais frequente possível e não as levar à boca, olhos e nariz. É importante também não compartilhar equipamentos de comunicação (celulares e rádios comunicadores).

É importante destacar que o uso de luvas durante o manuseio das ferramentas não reduz seu potencial de contaminação, pois o contato das luvas contaminadas com boca, olhos e nariz pode resultar em contágio.

Limpeza dos veículos e tratores

Diariamente use água sanitária diluída em água (para cada 1 litro de água, 20 ml de água sanitária) ou álcool 70%. Locais de manuseio constante, como volantes, câmbio, maçanetas, chaves de partida, alças de setas e botões no painel de controle merecem atenção especial.

Não é recomendado que mais de uma pessoa permaneça dentro de um mesmo ambiente fechado com outros colaboradores. Caso seja necessário, todos devem usar máscaras.

Cuidado na recepção de profissionais e fornecedores

Em situações imprescindíveis, faça a desinfecção dos veículos na entrada da propriedade e recomende aos condutores que adotem os protocolos de higiene recomendados.

Para mais informações, clique aqui e baixe a cartilha do SENAR-SP.

Categorias:

Leia também