5 dicas para aproveitamento integral dos alimentos

O aproveitamento integral dos alimentos tem sido incentivado pelo SENAR-SP para ajudar o produtor dedicado a agricultura familiar

Por Henrique Oliveira
Cenouras e pedaços de brócolis em tigela marrom sendo lavadas

O aproveitamento integral dos alimentos tem sido incentivado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de São Paulo para ajudar o pequeno produtor.

Afinal, somente assim o homem do campo pode aproveitar colheitas para o consumo doméstico, sem a necessidade de gastos adicionais e criando ainda uma dieta saudável.

Abaixo, você confere dicas para utilizar o máximo de frutas e hortaliças:

1) Escolha dos produtos

As frutas, verduras e hortaliças são sazonais, ou seja, florescem, frutificam e são colhidas em certas épocas do ano, quando tendem a ser mais frescas, saborosas, com maior valor nutricional e durabilidade.

Na cartilha do SENAR-SP você encontra uma tabela com os períodos de colheita de cada cultura e detalhes sobre aproveitamento integral dos alimentos.

2) Onde guardar

Além disso, é preciso escolher um ambiente coberto, ventilado, bem iluminado, de preferência com telas nas janelas, portas e ralos, para evitar a entrada de insetos e animais.

Deste modo, os alimentos podem ser guardados com segurança e higiene, o que evita o apodrecimento prematuro e o contato com bichos.

3) Limpeza de utensílios

Uma solução com água sanitária é indicada para garantir a limpeza de itens como facas, colheres, garfos, tesouras e outros acessórios de cozinha, que servem para o preparo de comida.

4) Higiene dos vegetais

Remova as partes não comestíveis ou em mau estado, assim como insetos e terra sobre os alimentos. Do mesmo modo, lave os vegetais com água corrente potável, filtrada ou fervida para evitar germes causadores de doenças.

5) Compostagem

Todas as partes não comestíveis das frutas e hortaliças podem ser aproveitadas para fazer a compostagem, que é um processo natural de transformação dos resíduos orgânicos em nutrientes para as plantas.

Você pode encontrar nas cartilhas do SENAR-SP receitas de pratos, temperos e sobremesas para tornar o seu consumo de alimentos saudáveis atrativo!

Leia também