Conforme o programa Agro Mais Mulher, do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), cerca de 950 mil propriedades rurais no Brasil são coordenadas por gestoras. Seja na administração do negócio ou na condução da produção, elas estão mostrando a força feminina em propriedades de todos os tamanhos e em diversas associações e cooperativas do setor do agronegócio.
Além de estarem presentes nas partes estratégicas e tecnológicas, as mulheres cada vez mais lidam com a operação de máquinas agrícolas, área considerada majoritariamente masculina. Em março deste ano, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Sistema FAESP/SENAR-SP, em parceria com a Usina COFCO e o sindicato rural de Nhandeara, promoveu cursos profissionalizantes, nos quais participaram muitas mulheres da região.
Entre os programas oferecidos estavam: Operação e Manutenção de Tratores; Manutenção de Retroescavadeira; Operação de Colhedora de Cana de Açúcar; Operação Retroescavadeira; Operação de Moto Niveladora e Operação de Pá Carregadeira. Todos foram oferecidos gratuitamente e com certificação reconhecida em todo o Brasil.