O curso de Turismo Rural, do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo), foi desenvolvido com o objetivo de ampliar o olhar do homem do campo sobre novas possibilidades na propriedade rural, incentivando e fornecendo alternativas para identificar e explorar novos negócios.
Em Taubaté (SP), o sindicato rural do município realizou o programa a pedido de Neila Santos Presotto, responsável pelo rancho Gaioleiros Por Natureza, que desejava revitalizar a propriedade na época semiabandonada e oferecê-la para o curso. Ao fazer contato, Neila foi orientada por Gilberto Carvalho, coordenador local do SENAR-SP, a organizar um mutirão de limpeza para o rancho e separar um local para as aulas.
“Ela organizou um mutirão para limpar a propriedade semiabandonada com família, amigos, vizinhos… depois fizeram mesas e cadeiras e separaram um espaço para os cursos. O primeiro curso realizado foi o de Turismo Rural, pois o rancho tinha todo o potencial para fazer dar certo”, conta Carvalho. Após o curso, o rancho recebe visitantes para trilhas de motos e triciclos com gaiolas atrás – que inspiram o nome da propriedade.