Quem nunca desejou saber tocar um instrumento? Dá para apostar que quase todas as pessoas têm este sonho, mas nem sempre é possível realizá-lo. Além disso, não são todas as localidades do meio rural que contam com uma escola próxima. Pensando nisso, a coordenação do SENAR-SP incluiu no portfólio o curso “Viola Caipira – Noções Básicas”, instrumento que tem tudo a ver com o campo. A adesão é grande. “É um curso que não tem evasão”, revela Maria Angélica Del Arco, coordenadora do Sindicato Rural de Mirassol.
Além de aprender o instrumento, o público tem a oportunidade de valorizar e resgatar a cultura caipira, criar vínculos e até mesmo aperfeiçoar-se para apresentações e recebimento de cachês, melhorando sua renda familiar.
Em 2021, o Sindicato local contou com duas turmas, com média de 12 alunos cada. Os grupos são bastante mistos, homens e mulheres, dos 16 aos 70 anos de idade. O que os move é mesmo o desejo de realizar aquele sonho de aprender a tocar um instrumento. E aquela história de que música só se aprende quando ainda somos crianças, ou que é um dom, cai por terra. “Fiquei impressionada de ver como até mesmo os alunos com mais idade aprendem rápido. No término do curso, todos eles estão tocando igualmente. É emocionante ver a reação deles no momento em que aprendem a tocar a primeira música. Eles ficam felizes demais”, empolga-se Maria Angelica.