Curso de Aproveitamento Integral de Alimentos ajuda equilibrar dieta e evitar desperdício

O curso do SENAR-SP oferece variedade no preparo das refeições, mostrando como usufruir de nutrientes

Por Henrique Oliveira
Curso de Aproveitamento Integral de Alimentos ajuda equilibrar dieta e evitar desperdício

Este 1 ano de pandemia causada pelo coronavírus tem afetado milhões de brasileiros, em especial aqueles com renda mais baixa. Lamentavelmente problemas como a fome estão mais presentes do que nunca na sociedade. Por conta disso, ações com a campanha “AlimentAÇÃO, juntos somos mais fortes!”, desenvolvida pelo Sistema FAESP/SENAR-SP, para reunir e doar alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade em todo o estado paulista.

Um aliado para ajudar estas famílias aumentar os benefícios e utilização dos recursos recebidos é curso de Aproveitamento Integral de Alimentos, oferecido gratuitamente pelo SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo, que tem como objetivo ensinar a evitar desperdícios e usufruir de todos os nutrientes que os vegetais podem oferecer.

Atualmente, o programa é de grande destaque por promover redução no descarte das partes não convencionais dos alimentos. Cascas, talos, folhas e sementes podem ser adicionadas em diversas preparações e algumas delas têm mais nutrientes que a própria polpa do alimento que é consumida. O curso da Promoção Social também orienta o produtor sobre os cuidados necessários para a realização da higienização correta dos alimentos a fim de evitar uma possível contaminação pela ingestão de frutas e hortaliças contaminadas.

Realização em Taubaté

O curso de Aproveitamento Integral de alimentos, do SENAR-SP, foi realizado no município de Taubabé (SP), por meio do sindicato rural local, na área rural de Pedra Grande. Segundo a entidade, 11 participantes aprovaram o resultado, pois aprenderam a empregar integralmente os alimentos e a diminuir os resíduos, além da possibilidade de diversificação do cardápio no dia a dia.

“No sítio aproveitamos algumas ervas e alimentos já que consumimos normalmente ao natural. O curso foi complementar e os ensinamentos foram maravilhosos, nosso almoço foi enriquecido com vitaminas e muito conhecimento… coisas perdidas pelo costume de comprar tudo pronto e em caixinhas, isso precisa ser levado a muitas pessoas para se ter saúde de verdade”, afirma Joana D Arc Pereira de Paula, que cedeu seu sítio para a realização do curso.

De acordo o coordenador do SENAR-SP no Sindicato Rural de Taubaté, Gilberto Carvalho, o curso de Aproveitamento Integral de Alimentos foi uma solução em meio às dificuldades que os trabalhadores rurais enfrentam para ter uma boa alimentação. “Em meio a esta pandemia, esse quadro se agravou. O aproveitamento de alimentos supre a compra de alimentos mais nobres”.

“A importância desse curso realizado pelo SENAR-SP e Sindicato Rural de Taubaté é que podemos levar conhecimento nutricional aos participantes. A falta de mercados nas proximidades muitas vezes os leva a se alimentar mal, mas pudemos ver os resultados obtidos. Muito se aprende com as sobras dos alimentos”, conclui Gilberto.

Categorias:

Tags:

Leia também