Quando passar os efeitos negativos desse chacoalhão provocado pelas medidas contenção ao ao avanço do novo coronavírus, alguns setores do agro poderão ter recuperação mais rápida, entre eles o setor de peixes em cativeiro. O governo chinês aprova as condições de abate, higiene e processamento de 11 frigoríficos brasileiros que trabalham com peixes. As plantas habilitadas para exportação de tilápia são Copacol- PR, Netuno-BA, Trutas NR-MG, Vitalmar-SC, Global Food-SP, C.Vale-PR, Zaltana-RO, Frigopesca-MT, Lakes Fisch-GO, Pescado du Vale-RO e Bem Bom Pescados-RO.
O Presidente da Peixe BR Francisco Medeiros , foi o entrevistado da Live Família Nação Agro, desta segunda-feira, e comemorou essa conquista – “Há 3 anos que estamos trabalhando essa negociação com a China. Contamos com parceria do Ministério da Agricultura para que as plantas brasileiras fossem habilitadas para exportação. Agora começa outro processo, mais burocrático de ajuste dos protocolos (normas e regras para segurança e qualidade do alimento). Mas já é um passo importante para o setor.”
A produção brasileira de peixes de cultivo, principalmente tilápia e tambaqui, no ano passado foi de aproximadamente 758.000 toneladas, produzidos por cerca de 300,000 criadores, de acordo com dados da Peixe BR, ainda de acordo com a entidade, o setor registrou crescimento de aproximadamente 5% no ano passado e tem potencial para crescer mais ainda.