Gustavo Chavaglia é produtor de cana, membro da Comissão de Energias Renováveis da FAESP e diretor da Canaoste – Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo. Com a queda no consumo de etanol por causa das medidas de contenção, para evitar a disseminação do novo coronavírus, várias entidades do setor estão organizando uma campanha para incentivar o consumo do combustível – “O etanol é um produto nosso, nacional, é um combustível limpo e renovável. Temos de incentivar o consumo pelo pelo social, que vai garantir emprego e renda para os produtores.” – afirmou Gustavo.
Um conjunto de pedidos do setor estão em análise no Governo Federal e nos Estados, como redução temporária do PIS/COFINS, ajuste da CIDE – Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico da gasolina e auxílio governamental para estoques. O dirigente alerta para a necessidade de auxílio governamental – “Já estamos conversando com prefeituras para estimular o uso de etanol nas frotas públicas e estamos preparando uma campanha de estímulo ao consumo de etanol na frota nacional.” conclui Gustavo.
O setor canavieiro emprega cerca de 1 milhão de pessoas diretamente e mais 3,5 milhões indiretamente, movimenta mais de R$230 bilhões por ano.