A princípio, esse modelo virtual do projeto surgiu para trazer alívio aos pequenos produtores rurais durante a crise. A primeira rodada aconteceu em junho, entretanto, a iniciativa deu tão certo que o projeto vai se estender para os próximos meses.
Dessa forma, a próxima edição do evento será na quinta-feira (6) e será voltada para empreendedores do agronegócio das seguintes regiões: Ribeirão Preto, Barretos, São Carlos, Araraquara, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista, Araçatuba, Franca e Votuporanga.
Os interessados têm até terça-feira (4) para se inscrever. Para efetuar o cadastro clique aqui.
O Projeto ‘Rodada de Negócios’
A rodada de negócios ajuda o empresário que busca ampliar o leque de fornecedores de produtos e serviços.
Igualmente, o encontro ainda aproxima a empresa de potenciais compradores e também promove parcerias por meio do networking.
Dessa forma, é possível escolher com quais empresas prefere negociar, com isso, transformar o encontro em praticidade e, ainda, ampliar as possibilidades de fechamento de negócios.
”Então, por exemplo, um pequeno produtor que tem uma hortaliça, ele é conectado junto a um pequeno ou médio empresário de supermercado que compra esse hortifrúti. É aí que ele se encontra, através de uma rodada de negócios”, comentou Rodrigo Matos, gerente estadual de negócios setoriais do Sebrae.
Expectativa de negócios
Assim, segundo Rodrigo, é esperada uma movimentação de R$ 150 mil reais por cada empresa participante, totalizando com as dez cadastradas para as compras, R$ 1,5 milhão em negócios.
”É uma média bem alta, isso significa que a ferramenta tem funcionado bastante. Essa é uma pesquisa que a gente tem quanto a expectativa de negócios, baseado nas últimas rodadas que a gente fez”, acrescentou.
Como funciona na prática
Cada rodada conta com até 200 pessoas. Primeiramente, o Sebrae selecionou dez compradores, como rede de supermercados e empresas de alimentos. Por outro lado, serão cadastrados 190 pequenos produtores que vão colocar à disposição seus produtos.
Os compradores indicam quais os produtos estão interessados e os produtores se cadastram ofertando que o produzem.
Preparação antes das vendas
Um dia antes da negociação, o Sebrae conversa com os produtores interessados e dá dicas de como vender o produto, mostrando técnicas de vendas e pontos de interesse, de acordo com cada segmento.
No dia das vendas no Rodada de Negócios
A reunião de negócios dura dez minutos na sala virtual. O produtor tem sete minutos para vender seu produto e nos três minutos restantes, comprador e vendedor entram em negociação. Ali mesmo combinam preço, forma de pagamento e logística de entrega.
Os produtos do agronegócio demandados pelas empresas compradoras são:
amendoim (em casca e debulhado); arroz; feijão; carnes (bovina, suína, aves e peixes – embutidos e processados); farelo; milho; soja; quirela, rações; queijos; frutas; grãos e cereais; insumo agrícolas; legumes e hortaliças; mel de abelha e oleaginosas.
Faesp e Senar SP também disponibilizam plataforma para vendas online
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