O mercado do café passa por transformações, mas também vê surgirem novas oportunidades para o produtor rural, especialmente aquele focado em agricultura familiar. De acordo com Ademar Pereira, presidente do sindicato rural de Caconde (SP), investir na criação de marca própria não só aumenta o valor do produto, como o aproxima do consumidor final.
No município, a tendência de selo exclusivo surgiu com a alta produção local, que teve aumento de 7% na área plantada, passando de 7 mil hectares para 12 mil hectares. O resultado disso foi uma colheita de 18 mil toneladas de café na última safra. Vale lembrar que a região tem como característica o cultivo de café de montanha, mas seus 1100 metros de altitude também são ideais para a produção de café arábica.
“Isso foi berço da qualidade do café e para cultivo das propriedades. Então, a agricultura familiar, o manejo, o esmero, isso tudo tem ganhado destaque de maneira nacional e internacional”, disse Pereira, à reportagem do Canal Rural. Dessa maneira, com marca própria, o homem do campo pode valorizar sua produção, reduzir a negociação com intermediários e, assim, ver seu lucro aumentar.