A própolis pode aumentar a resistência imunológica. De acordo com Gerson fiuza, representante do setor de apicultura da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), o produto é muito saudável. “Se misturar mel com própolis, você vai ter uma ação antibactericida e, principalmente, vai haver uma imunidade muito grande. O própolis é utilizado, inclusive, na colmeia, justamente para que a colmeia tenha sempre aquele ambiente puro, livre de bactéria e outras coisas que possam causar mortalidade das abelhas”, comentou.
Ainda segundo Fiuza, o consumo do produto cresceu durante a pandemia. A dica para os apicultores é realizar capacitação técnica para aumentar a produção e atender a demanda. “O apicultor sem a técnica não tem como conduzir a colmeia paro foco que ele quer, seja para a polinização, para a produção de própolis, mel ou geleia real. O pequeno produtor e até o médio produtor que não se tecnificar nos dias de hoje, está sujeito a não conseguir sobreviver no mercado”, acrescentou.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de São Paulo oferece um curso para o manejo na apicultura. A especialização é dividida em cinco módulos, com carga horária de 200 horas. Para saber mais sobre os cursos do Senar-SP, clique aqui.