Projeto de lei pede abono aos agricultores familiares

Deputado Enio Verri (PT-PR) pede uma renda mínima, no valor de meio salário mínimo por um período de quatro meses

Por Eliane Dalpizol

Um projeto de lei está tramitando na Câmara dos Deputados pede abono destinado a feirantes e agricultores familiares que se encontram em isolamento ou quarentena em razão da pandemia causada pelo coronavírus.

A ideia do autor do projeto, deputado Enio Verri (PT-PR) é que seja garantida uma renda mínima, no valor de meio salário mínimo por um período de quatro meses, aos produtores familiares que comercializam sua produção por meio de feiras livres e que estão impossibilitados de comercializar sua produção.

A Lei 13.979/20 considera isolamento a separação de pessoas doentes ou contaminadas de maneira a evitar a contaminação ou a propagação do coronavírus. Já quarentena é definida como a restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas de contaminação das pessoas que não estejam doentes, também para evitar a possível contaminação ou a propagação do vírus.

Enio Verri destaca que a agricultura familiar responde pela maior parte da produção de alimentos destinados ao consumo interno no Brasil, mas tem “vulnerabilidade econômica significativa, decorrente de diferentes fatores como limitação no acesso a equipamentos que aumentam a produtividade do trabalho, distância das cidades, escala da produção, exploração de atravessadores, entre outros mecanismos”.

Categorias:

Leia também