Processamento da cana-de-açúcar cai 9,5% em julho

Dados da UNICA mostram que geadas no Centro-Sul levaram à perda média de até cinco toneladas por hectare. Temperaturas levaram à maior produção de etanol

Por Carolina Lorencetti
Fonte: Pixabay

Fonte: Pixabay

Na primeira quinzena de julho, as usinas e destilarias do Centro-Sul processaram 40,9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. É 9,53% a menos que o registrado no mesmo período da safra 2018/2019, com 45,21 milhões de toneladas. Os dados são de um levantamento realizado pela UNICA (União da Indústria de Cana-de-açúcar) em parceria com o CTC (Centro de Tecnologia Canavieira).

O motivo, segundo a UNICA, foram as geadas nos primeiros quinze dias do mês, que prejudicaram o processamento. As perdas chegaram a até cinco toneladas por hectare nas áreas atingidas, que ficam em regiões de Mato Grosso do Sul, do Paraná e do Triângulo Mineiro.

A cana-de-açúcar é uma das principais atividades de Pereira Barreto, no interior de São Paulo. Segundo os dados mais recentes do IBGE, de 2017, o município produziu 2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. A área colhida ficou em 26.885 hectares.

A Caravana Família Nação Agro vai discutir nesta terça-feira quais as alternativas adequadas para áreas de canavial. Além disso, o evento, que será realizado às 18h no Sindicato Rural, também vai abordar os cuidados com a pastagem para produção leiteira e empreendedorismo na propriedade rural.

Veja mais informações no vídeo:

Categorias:

Leia também