Na pecuária leiteira, é essencial que as vacas estejam em boas condições de saúde para que você obtenha um leite saudável e de boa qualidade. Para isso, o ordenhador deve prestar atenção sobre os sinais apresentados pelas vacas, como olhos fundos, pelos arrepiados, diminuição na ingestão de alimentos, parada da ruminação, queda na produção de leite e alterações na urina ou nas fezes, que podem ser indicativos de problemas de saúde.
Antes de tudo, é necessário lembrar que existem dois tipos de ordenha: manual e mecanizada. A técnica manual é antiga e ainda muito comum, especialmente em rebanhos pequenos, pois o investimento em equipamentos é baixo, mas demanda mais esforço do ordenhador. Já a mecanizada faz a retirada de leite mais rápido e com menor risco de contaminação, quando bem realizada. Ela deve acontecer na sala de ordenha e exige maior investimento.
Através do Programa Pró-Leite, o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo) vem capacitando os produtores rurais paulistas com boas práticas na extração e exploração dos derivados do leite. Clicando neste link aqui, você confere gratuitamente uma cartilha completa sobre ordenha e qualidade do leite!