O mercado de mandioca se mostra aquecido, com demanda maior que a oferta. É o que diz o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Marcelo Bezerra.
“A gente tem indústrias procurando comprar mandioca e com uma dificuldade de achar a raiz, isso aumentou nos últimos dois meses e está incentivando o aumento do plantio. Com isso, estamos prevendo uma boa remuneração para a cultura”, comentou Bezerra.
Para o produtor rural, Gilberto Junqueira, que produz há duas décadas, muita coisa mudou nos últimos anos e foi preciso buscar alternativas de inovação para trazer produtividade e acompanhar o mercado de mandioca. De acordo com ele, o valor praticado é bastante variável e o agricultor precisa estar preparado para os momentos de preços baixos.
“A mandioca é assim, né? Tem horas que ela sobe, tem horas que ela desce. O valor já chegou nos R$ 350 (por tonelada da raiz), contudo, hoje, está em R$ 220 em algumas praças.
Alternativas de mercado de mandioca
O processamento da mandioca pode ser uma alternativa para aumentar a renda do produtor rural. Para os agricultores que plantam a raiz, processar produtos derivados da mandioca traz valor agregado no produto.
Entre os produtos derivados da mandioca estão: farinha, fécula, polvilho, chips, entre outros. Primeiramente, é preciso se capacitar com cursos técnicos de processamento de mandioca. Saber quais produtos produzir e onde distribuir também é super importante, portanto é fundamental a pesquisa de mercado.