O Ministério da Agricultura começou nesta segunda-feira uma série de seminário virtuais para debater a produção e comercialização de produtos orgânicos no Brasil. A ministra Tereza Cristina participou, por videoconferência, da XVI Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico que neste ano traz o mote “Tem alimento saudável perto de você – Alimento Orgânico, melhor para vida”. Tereza Cristina reafirmou o compromisso do Ministério com as ações de apoio a comercialização e produção sustentável e citou o Programa ABC – Agricultura de Baixa Emissão de Carbono como exemplo de sucesso e que ganha novas adesões de produtores a cada nova safra, desde que foi criado em 2012. “Não existe oposição entre alimento orgânico e convencional, são tecnologias complementares.” destacou a ministra.
Nos últimos anos o número de produtores que migram do sistema convencional para o orgânico vem registrando crescimento entre 10% e 15% ao ano, segundo dados do MAPA.
José Guilherme Leal, secretário de Defesa Agropecuária do MAPA atualizou alguns números do setor. “Nosso país tem hoje 21.382 produtores orgânicos cadastrados, distribuídos em 27.000 unidades de produção e que ocupam 880.000 hectares.” – disse ainda que o MAPA vai dar condições para que novos produtores tenham acesso às técnicas de produção orgânica e ampliar a produção para os que já adotaram essa forma com linhas de crédito específicas e assistência técnica especializada.