A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Biológico (IB-APTA), divulgou que irá auxiliar no atendimento do diagnóstico da Covid-19. O laboratório é referência em diagnósticos de viroses em bovídeos e possui instalação de biossegurança nível 3 (NB3), o que significa que possui estrutura adequada para a manipulação do vírus e seu estudo.
O Secretário de Agricultura de SP, Gustavo Junqueira, comentou que os exames poderão ser iniciados após treinamentos e novas instalações adequadas ao laboratório, além da habilitação de seus técnicos pelo Instituto Adolfo Lutz. A estimativa é o atendimento de dez mil análises por mês. “Este é um momento em que precisamos trabalhar unidos e todos devem fazer sua parte e auxiliar no que for possível. Com isso em mente, nos mobilizamos para habilitar o laboratório da Secretaria para realizar testes e ajudar no diagnóstico em SP”, destacou Junqueira.
A pesquisadora responsável pelo Laboratório, Liria Okuda, informa que duas servidoras do Laboratório de Viroses de Bovídeos passarão por treinamento no Instituto Adolfo Lutz nos próximos dias e, a estimativa é que o laboratório possa entregar dez mil análises por mês. Ela ainda destaca a importância da harmonização dos testes entre os laboratórios que irão atender o diagnóstico da Covid-19. “Isso é muito importante para evitar erros de interpretação, o que comprometeria os resultados perante a comunidade”, completa.