Uma das grandes preocupações do momento é escoar a produção da agricultura familiar represada depois que escolas e restaurantes foram obrigados a suspender suas operações, por conta isolamento social imposto pelo novo coronavírus. É o que afirma o vice-presidente da Federação de Agricultura do estado de São Paulo e do Senar-SP, Tirso Meirelles, em uma live realizada nesta manhã de segunda-feira, dia 30, pelas redes sociais da Família Nação Agro e Canal Rural.
Em entrevista ao jornalista Tobias Ferraz, Meirelles afirmou que estão sendo estudadas medidas para que parte desta produção seja entregue às famílias dos estudantes da rede pública de ensino, que estão sem aula no momento. “Você entrega o alimento semanal para as crianças. Isso traz condição para resolver o problema de escoamento da verdura, depois do fechamento de bares e restaurantes”, exemplifica. O vice-presidente do Senar-SP, também destaca que cerca de 96% das feiras estão em funcionamento no Estado.
Preocupação também do secretário de agricultura do estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, que também participou da live nesta manhã. “Estamos estudando meios de realocar essa produção”, afirmou o secretário. Para isso o governo montou um Comitê de Inteligência para escoar a produção agrícola e manter o abastecimento no estado.