Entenda a diferença entre caça e controle populacional de javalis

Enquanto a caça pode resultar em crime ambiental, o controle populacional pode ser feito de forma regularizada

Por Henrique Oliveira
Entenda a diferença entre caça e controle populacional de javalis

A proliferação dos javalis no campo ameaça a atividade e o bem-estar do produtor rural, uma vez que o animal considerado como “praga” pode disseminar doenças e causar significativa destruição nas plantações. Diante desse cenário, é necessário fazer seu controle populacional caso o bicho seja encontrado próximo de sua propriedade. Mas você sabe que isso é diferente de caça? Nesse post, vamos mostrar a forma correta para você agir respeitando a legislação.

Controle populacional

É permitido quando um animal exótico é declarado invasor e nocivo às espécies nativas, aos seres humanos, ao meio ambiente, à agricultura, à pecuária e à saúde pública. Porém, o seu controle só pode ser feito com armas de fogo regularizadas e autorização específica para o emprego de armadilhas e produtos químicos. Caso outro animal seja vitimado, como o cateto e queixada, você será responsabilizado por crime ambiental. É necessário também ter permissão do proprietário das terras para fazer o controle.

Caça

É a atividade de perseguir e matar animais para fins comerciais ou esportivos. Contudo, é importante ressaltar que sua carne não pode ser comercializada pelo risco de doenças.

No vídeo abaixo, você assiste a uma palestra com Gilmar Ogawa, assessor de assuntos de meio ambiente da FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), que ensina como preencher corretamente o SIMAF (Sistema Integrado de Manejo de Fauna) para a emissão da autorização do controle populacional dos javalis. Confira:

Categorias:

Leia também