A cidade de Itobi recebeu o Dia de Campo Seguro em 28 de outubro. O evento contou com duas apresentações de gestores do Sebrae e foi transmitido pela página do Canal Rural no Youtube.
Na primeira palestra da tarde, o Gestor de Projetos do Sebrae-SP, Junior Correia, falou sobre “Comportamento e Atitude no Campo”. De acordo com Correia, o modo como os produtores se relacionam e se comportam diz muito sobre eles vão se desenvolver. “É importante os produtores entenderem que não se faz nada sozinho. É preciso cooperação, associação. O que um não sabe, o outro pode ajudar”. Ele também destacou a necessidade de os produtores manterem seu foco na solução, “é preciso sempre estar focado na solução, não no problema. A grande pergunta é: O que você faz enquanto você não dorme? Muita gente diz que não tem tempo para nada, mas será mesmo que elas não têm tempo ou elas não têm planejamento de prioridades? Comportamento é ação e ação é planejar, executar, monitorar, não reclamar ou achar desculpas”.
Encerrando a tarde de palestras, Marilia de Castro Oliveira, engenheira agrônoma e Consultora de Turismo do Sebrae, falou sobre o “Turismo Rural com Foco na Vinicultura”. Sua primeira observação foi sobre as terminologias, Marilia explicou ao que se refere cada termo relacionado às uvas: “Bom, esclarecendo: Vinicultura é a produção de uvas para vinhos; Viticultura é a produção de uvas de mesa, para sucos; e Enoturismo é o turismo do vinho, já tão conhecido em outros países e que agora está ganhando espaço aqui no Brasil e, principalmente, aqui no interior de São Paulo”. Ela esclareceu que após a pandemia é preciso estar atento aos turistas que estão à procura de novos destinos de viagens, “o cronograma de viagens mudou, pois agora é preciso pensar em rotas menores, mais próximas, que podem ser feitas de carro e isso ajuda muito no crescimento do turismo rural. O enoturismo, enxergando isso, precisa estar pronto para receber e oferecer ótimas experiências para esses turistas”.